ForPDI

Plataforma Aberta para Gestao e Acompanhamento do PDI

Projeto de informatização do PDI integrará planejamento e execução orçamentária

A equipe envolvida no projeto de pesquisa “Informatização do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Alfenas (ForPDI)” participou de uma reunião na UNIFAL-MG, no dia 02/06, que buscou pontuar os trabalhos e integrar os bolsistas e colaboradores que participam da iniciativa.
O encontro foi conduzido pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, professor Tomás Dias Sant’Ana, que como também coordenador do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), explicou aos participantes que a proposta inicial do projeto é implantar um software na UNIFAL-MG de informatização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Sendo originalmente idealizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), o projeto, denominado “ForPDI”, ganhou força nas discussões do Forplad. “O projeto tem essa nomenclatura porque seu desenvolvimento principal partiu do Forplad e grande parte da idealização dele vem da UFLA. A base do projeto saiu de lá, não só por já existir o software naquela instituição, mas também pelo fato de um dos grandes idealizadores do projeto ser o professor Paulo Bermejo, que hoje está na Universidade de Brasília”, contou o pró-reitor.

O trabalho, gerenciado pela FACEPE, recebeu do Ministério da Educação – MEC, o orçamento de R$ 1 milhão no ano de 2015, e está em plena execução, tendo como objetivo informatizar o PDI, permitindo ainda a integração do planejamento com a execução orçamentária.

Conforme Prof. Tomás, pautado pelo interesse e pela economicidade na administração pública, também já está sendo estudada a possibilidade de disponibilização do programa para as demais universidades federais por meio do Software Público Brasileiro.

Participam do projeto, 10 bolsistas da sede e do campus Varginha da Universidade, além de representantes da UFLA e colaboradores externos.

garhartirish

Back to top