media-20171201
img

Cerimônia de lançamento do livro do ForPDI

Foram lançados oficialmente os produtos do Projeto ForPDI, desenvolvido pelo Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público da Universidade de Brasília – NEXT/UnB juntamente com a Universidade Federal de Alfenas, a Universidade Federal de Lavras e a startup Progolden – incubada na Universidade Federal de Lavras.

O Projeto foi desenvolvido para o Fórum dos Pró-reitores de Planejamento e Orçamento das Universidades Federais, conhecido como Forplad, no período de fevereiro de 2016 a novembro de 2017. O lançamento dos produtos, apresentados a seguir, foi feito no IV Encontro do Fórum do ano de 2017, realizado na cidade de Poços de Caldas – MG.

1) Livro e-book contendo metodologia exclusiva para planejamento estratégico, também denominado como planejamento para desenvolvimento institucional (PDI), nas Instituições Federais de Ensino (IFEs).

A partir de uma pesquisa extensa sobre a prática de planejamento nas IFEs combinada com desenvolvimento teórico do tema de estratégia no setor público, foi construída uma metodologia específica para essas instituições. Essa metodologia apresenta um passo a passo para viabilizar o planejamento e a gestão do plano estratégico nas IFEs.

O livro publicado sob o título “Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: Um guia de conhecimentos para as Instituições Federais de Ensino” está disponível gratuitamente no sítio www.forpdi.org e também pode ser adquirido na livraria Amazon. Os seguintes pesquisadores participaram de autoria desse livro: Tomás Dias Sant’ Ana, Paulo Henrique de Souza Bermejo, Lucas Cezar Mendonça, Nathália de Melo Santos, Guilherme Henrique Alves Borges, Wagner Vilas Boas de Souza, Iara Ferreira Pinheiro, Alda Maria Napolitano Sanchez, Luciana Pereira de Souza Bermejo, Marcelo Paiva de Sousa, Everton Leonardo de Almeida e Gustavo Soares Melo.

 

2) Curso on-line para planejamento e gestão estratégica de instituições públicas.

Objetivando fornecer oportunidade de capacitação para técnicos e gestores públicos, bem como estudantes e interessados nessa temática, o Projeto ForPDI disponibilizou para essa comunidade um conjunto de treinamentos on-line gravados em estúdio para fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre como elaborar o gerenciar o plano estratégico organizacional, além de controlar e monitorar o alcance de metas e objetivos estratégicos por meio do software desenvolvido pelo Projeto. Os treinamentos são oferecidos gratuitamente pelo Youtube no canal do Projeto ForPDI e também no site www.forpdi.org.

Capacitação On-line

Capacitação On-line

3) Ferramenta de software open-source para planejamento e gestão estratégica.

A partir de um estudo envolvendo mais de 30 ferramentas específicas para planejamento e gestão estratégica, o Projeto ForPDI identificou a necessidade de construir uma ferramenta com estrutura flexível a ponto de suportar diferentes tipos de planos estratégicos, e que fosse disponibilizada gratuitamente com código aberto (open-source). Com base nisso, a equipe desenvolveu uma nova ferramenta com essas características, seguindo padrões modernos de acessibilidade e utilizando tecnologias consolidadas no mercado. Até o momento de publicação desta matéria, 50 universidades federais, 14 institutos federais e 1 fundação de apoio já utilizavam a ferramenta. As instituições públicas interessadas nessa ferramenta podem baixar o código fonte no repositório Github ou então solicitar acesso no endereço www.forpdi.org.

ForPDI

ForPDI

Além desses produtos, o Projeto também permitiu a publicação de artigos e capítulos de livros internacionais, além de orientação para produção de dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso (TCCs).

Para o coordenador do Projeto, Prof. Paulo Henrique Bermejo, do Next/UnB, o sucesso do ForPDI está na possibilidade de associar a pesquisa e a prática para evoluir o nível de gestão e excelência de instituições públicas. Ele considera ainda que construir esses produtos com a participação ativa das IFEs por meio do Forplad tem sido fundamental para impulsionar a adoção e uso dessas ferramentas.


media-20171201 (1) media-20171201 (2) media-20171201 (3) media-20171201 (4)