Livro

O sistema ForPDI surgiu como produto final das pesquisas desenvolvidas pela Comissão de Planejamento do Fórum Nacional de Pró Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade de Brasília (UNB), e outras universidades participantes do grupo de trabalho, que auxiliaram nas discussões e definição do software.

Durante os meses de Fevereiro e Março de 2016, foi realizado um diagnóstico com todas as 63 universidades federais do país, a fim de identificar informações sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional das universidades e estruturar o projeto do sistema de software ForPDI, de forma a atender os vários modelos de PDI. As universidades forneceram informações a respeito da elaboração, acompanhamento e avaliação do PDI.

A partir do diagnóstico, identificou-se a necessidade da criação de um livro de referência propondo uma metodologia para ser utilizada por todas as universidades federais na elaboração do PDI, e de uma ferramenta de informatização do PDI para otimizar o acompanhamento dos resultados dos indicadores e das metas.

O livro tem como base diversas portarias normativas, resoluções e decretos que tratam sobre o PDI. Nele, as principais ferramentas estratégicas que podem ser utilizadas para a elaboração do PDI são elencadas, e uma estrutura para a documentação do PDI é proposta.

O ForPDI está totalmente alinhado com as diretrizes do livro aprovado pelo Forplad. Faça download clicando no botão abaixo:

  • Métodos de planejamento estratégico

    Os objetivos e metas da instituição de ensino para os anos de vigência do PDI são informações essenciais, pois, serão referência para análises subsequentes. Muitas instituições utilizam métodos de planejamento estratégico para elaborar e acompanhar o PDI. O gráfico a seguir mostra a porcentagem de universidades que utiliza métodos de planejamento estratégico.

  • Quantidade de métodos de planejamento

    Algumas universidades utilizam mais de um método de planejamento estratégico para elaborar os objetivos e as metas do PDI. O gráfico a seguir mostra a porcentagem de universidades de acordo com o número de métodos de planejamento que utilizam.

  • Ferramentas de Acompanhamento do PDI

    Os objetivos, metas e indicadores de desempenho previstos no PDI da instituição precisam ser constantemente monitorados. Os dados coletados são utilizados em análises de comparação da a situação atual e futura da instituição. A forma de acompanhamento do PDI é critério de cada instituição. O gráfico a seguir mostra a porcentagem de universidades que utilizam diferentes formas de acompanhamento do PDI.

  • Softwares ou Sistemas de Acompanhamento

    Para monitorar o PDI, algumas instituições fazem uso de sistemas de softwares específicos que apoiam o acompanhamento dos objetivos, metas e indicadores de desempenho. O gráfico a seguir mostra quais são estes sistemas e quais universidades os utilizam.

  • Planos complementares ao PDI

    Além do PDI, outros planos podem ser elaborados pelas universidades para apoiar seu desenvolvimento estratégico. O gráfico a seguir mostra quais são planos complementares ao PDI utilizados nas universidades e quantas o utilizam.

  • Vigência do PDI

    A orientação do MEC é que as instituições de ensino superior elaborem o PDI para um período de 5 anos. Cada instituição instaura seu processo de elaboração do PDI e, após a aprovação, o mesmo deve ser amplamente divulgado. O gráfico a seguir mostra a situação de vigência do PDI de cada universidade.

© ForPDI - Todos os direitos reservados